O desafio de gestores de vendas é como melhorar o aproveitamento da sua equipe de vendedores nas oportunidades de venda geradas. Isso significa melhorar a taxa de conversão das propostas, orçamentos ou cotações geradas. A boa notícia é que isso é plenamente possível e o sucesso nessa rotina de venda acaba impactando de forma altamente positiva os resultados de vendas.
A taxa de conversão em dados percentuais é o indicador que reflete o conjunto de habilidades e competências do vendedor. Está relacionado com a capacidade de converter as oportunidades em vendas finalizadas. Um vendedor que gerou 100 propostas em um dado período e concluiu 20 vendas, obteve uma taxa de conversão de 20%.
A taxa de conversão do vendedor analisada em período relativamente curto não representa muita coisa. Mas se o vendedor souber a sua conversão porcentual no ano anterior e usá-la como referência para analisar as taxas mais recentes, poderá ter uma visão clara da sua capacidade de converter em vendas as oportunidades geradas no mês, no bimestre e assim por diante.
Costumo dizer em minhas palestras e cursos de vendas que vendedores que atuam com consistência possuem uma taxa de conversão sem oscilações, com tendência de pequena elevação mês a mês. Portanto, aqueles gráficos de desempenho na conversão que parecem mais com um eletrocardiograma, com elevações abruptas e depois quedas verticais, refletem de forma muito realística a oscilação no desempenho do vendedor. Ou ainda a falta de consistência com que trabalha os diversos processos de vendas (prospecções, levantamento de necessidades, contorno de objeções, técnica de fechamento, pós-venda etc).
Conversão é um dos caminhos ou causas que impactam 2 resultados importantes em vendas – número de clientes e vendas totais. Sendo assim, é possível programar um conjunto de ações táticas e executá-las de forma rotineira, como se fizesse parte dos rituais de vendas que contribuem para melhores resultados.
A liderança em vendas deve dominar a capacidade de conversão da sua equipe de vendedores, acompanhando a evolução da taxa ao longo do tempo e de cada vendedor individualmente. Na prática, não é um bom sintoma de vendas quedas sucessivas na conversão. A menos que se aumente o ticket médio ou o número de oportunidades (propostas/orça
Dentre as possíveis táticas para aumentar a taxa de conversão dos vendedores, podemos relacionas as seguintes: