Como explicar o sucesso e a alavancagem de alguns negócios em meio à crise


Muitos fatores explicam o sucesso de alguns empreendedores, enquanto outros lutam para sobreviver em meio às oscilações da economia brasileira?

 

A resposta para qualquer questionamento sobre o sucesso empresarial está baseada na análise dos atributos fundamentais que predominam na maioria dos empresários bem-sucedidos. Vejamos então, quais são as chaves para o sucesso nos negócios ou para construir um negócio de êxito. Ou ainda como se constrói uma empresa rentável e que funcione sem o seu dono.

 

Liderança, conhecimento, confiança e atividade constituem as quatro chaves para o sucesso e devem estar necessariamente na personalidade do empresário. A evolução nessas quatro áreas é o fator crítico para o crescimento do empresário e do seu negócio. A combinação correta dessas chaves ou caminhos é o que determinará a prosperidade do negócio. Se alguma delas estiver deficiente, as diversas áreas da empresa provavelmente sofrerão consequências e, da mesma forma, os resultados do negócio refletirão a deficiência.

 

Aqui estão as razões pelas quais as quatro áreas são importantes para a construção de um negócio de êxito.

 

LIDERANÇA

A capacidade de liderar é a característica que permite a um líder conduzir a sua equipe à busca de objetivos comuns. Não se trata de forçar ou coagir pessoas a seguir o chefe, criar regras ou normas que trazem represálias, ou mesmo pelo simples interesse em incentivos ou planos de recompensas. Um grande líder faz com que os seus seguidores compartilhem uma visão clara e tenham comprometimento em relação à missão e às tarefas a serem executadas. O verdadeiro líder conquista o respeito e as pessoas confiam nele pela sabedoria e capacidade de definir direções a serem seguidas.

 

CONHECIMENTO

O conhecimento é a soma do que apreendemos através de estudos técnicos e acadêmicos e da experiência advinda em inúmeras situações pessoais e profissionais. O valor do conhecimento se dá quando produzimos conquistas com resultados positivos. O conhecimento em si, sem a aplicabilidade para produzir resultados, não tem valor. A evolução do conhecimento não tem fim. O conhecimento colocado em prática inevitavelmente resulta em mais conhecimento e sabedoria, a prática conduz ao aprimoramento e à perfeição. Sucessos e erros produzem novos conhecimentos que alimentam a evolução. Informação pura e simples não produz resultado, mas transforma-se em conhecimento quando colocada em prática ou transmitida às pessoas.

 

CONFIANÇA

A capacidade humana de observar, compartilhar e questionar o ambiente ajuda a desenvolver a confiança. Pessoas tendem a distanciar-se da dor e aproximar-se do prazer. Em termos práticos, isso significa estar na zona de conforto. Desenvolver confiança significa envolver-se e prover soluções com aquilo que é problemático e compartilhar o sabor das conquistas (prazer). Dessa forma pessoas constroem confiança em si mesmas, em suas obras e conquistam o direito de serem confiáveis.

 

ATIVIDADE

De uma maneira geral, os níveis de atividade com que as pessoas se envolvem definem os resultados que alcançam. Grandes atividades produzem grandes resultados. Empresas que se organizam em grandes atividades programadas em planos curtos ou apertados geralmente produzem resultados surpreendentes. As atividades relacionadas com vendas, marketing, recrutamento, produção etc, se não forem feitas em larga escala e com alto nível de energia, os resultados serão insatisfatórios, com erros ou até mesmo inexistentes. Vale lembrar que a fórmula V x E = R (V = Volume, E = Eficiência, R = Resultado) explica o que o termo atividade representa na vida das pessoas de negócios bem-sucedidas.

 

Autor: Coach Marcos Biaggio